Diástase do Reto Abdominal e Pós-Parto

Hoje gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que passei. Na minha gravidez por volta do 7º mês comecei a reparar que quando fazia o movimento de deitar ou levantar a minha barriga fazia um bico, como se fosse um "V". Um dia, em uma consulta com a minha médica perguntei o que seria aquilo e ela falou: "É uma diástase." Bom, aí pensei, tranquilo quando a minha filha nascer volta tudo ao normal. A minha filha nasceu e percebi que o meu abdomem continuava a fazer o tal bico e não voltou normal assim tão simples.

Comecei então a pesquisar para entender o que era e como eu poderia fazer para amenizar.

Então o que realmente é a diástese?




A diástase é uma separação entre certos músculos abdominais e é bem comum em gestantes, podendo afetar cerca de 66% das mulheres.

E eu nunca tinha ouvido falar nisso...rs. Enfim, continuei pesquisando e encontrei o pilates como a forma para fortalecer essa região.








Fotos: Instagram @renataborre



Agora, três anos depois, posso dizer que estou 99% "curada". O pilates realmente fortaleceu e muito essa região abdominal, mas tem um detalhe, não posso deixar de fazer. Esse hábito vai para a vida toda. Digo isso porque quando entro de férias e diminuo as minhas atividades físicas (também corro e faço escalda) volta um pouquinho. E claro, além de tudo manter uma dieta saudável irá ajudar muito. Resumindo, o velho conselho é manter hábitos saudáveis para a vida e não somente por um período.

Espero ter conseguido ajudar alguma de vocês!!!


Comentários