Benefícios do Pilates


O método pilates foi criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates. Na adolescência ele praticou vários esportes como esqui, ginástica, mergulho e boxe. No período da I Guerra ele foi exilado para uma ilha inglesa e lá trabalhou em um hospital. Nesse cenário sem recursos, ele iniciou o uso de molas para o desenvolvimento de exercícios o que mais tarde tornou-se o método Pilates. Em 1923 surgiu o primeiro estúdio em Nova Iorque.

"Boa forma física é o primeiro requisito de felicidade. De maneira a alcançarmos esta felicidade, é fundamental ganhar o domínio de seu corpo. Se você está com 30 anos e está rígido e fora de forma, você está velho. Se você está com 60 e está maleável e forte, você está novo." 
 Joseph Pilates

O pilates é uma opção para ganhar força muscular o qual ajudará a melhorar o desempenho em outras modalidades físicas. Podemos dizer que atua como uma base e com o tempo o desenvolvimento na prática do esporte evolui de uma forma significativa.

Benefícios:

  • Melhora a postura;
  • Melhora o tônus muscular e flexibilidade;
  • Complementa o treino para atletas;
  • Aumenta a estabilidade para a pélvis e ombros.

Particularmente eu pratico pilates a cerca de 8 meses e o ganho que eu tive na modalidade de escalada  foi muito grande em relação a tempos antes (escalo aproximadamente 12 anos). Posso dizer hoje que me sinto melhor em relação ao desempenho esportivo do que antes. E olha que tenho uma filha de 1 ano e 8 meses. Se eu soubesse dos benefícios já teria praticado a muito tempo.

O pilates não emagrece, pois não é um exercício aeróbico. A diferença entre o pilates e a musculação é que o método de pilates trabalha a musculatura de dentro para fora e já a musculação de fora para dentro.

Para atingir um objetivo de perda de peso temos que associar uma dieta balanceada com atividade física. Mas quando começamos a adotar esse estilo de vida, podemos observar que o ganho é tão gratificante que vale muito a pena.


Comentários