Equilíbrio: Beleza e Nutrição

Pirâmide Alimentar


O equilíbrio na nutrição e no estilo devida é o ponto fundamental para atingir metas, sejam elas qualidade de vida e/ou beleza. Quando o organismo está equilibrado nos sentimos bem e esse fato externaliza deixando a nossa beleza extravasar.

A pirâmide alimentar representa esse equilíbrio entre as quantidades necessárias e diversificadas de alimentos. Seguindo esse esquema iremos adotar uma dieta saudável e obter as necessidades diárias de vitaminas e sais minerais.

As vitaminas tem um papel importante nesse processo. São substâncias orgânicas necessárias em pequenas quantidades como coenzimas ou enzimas, em processos metabólicos distintos que são fundamentais para o funcionamento normal do organismo. Podemos obter através de uma alimentação equilibrada, mas quando não for possível temos que recorrer as sintéticas. Quem deve avaliar a necessidade ou não de suplementar é o profissional de saúde. Então não podemos chegar na farmácia e sair comprando as vitaminas pelo benefício sem saber se realmente precisamos ou não.

Abaixo seguem as descrições de algumas vitaminas:

Vitamina A

Fontes: A vitamina A, uma vitamina lipossolúvel, ocorre sob duas formas principais na natureza – o retinol, o qual se encontra apenas em fontes animais e certos carotenóides (provitaminas), as quais se encontram apenas em fontes vegetais. Os alimentos ricos em beta-caroteno incluem as cenouras, os vegetais de folhas verde escuro e amarelas (exemplos: espinafres e brócolis), abóboras e melões. A vitamina A pré-formada ou retinol, pode ser encontrada no fígado, gema de ovo e nos lacticínios. 

Função: É essencial para a visão.

Vitamina B1

Fontes: Carne (porco, cordeiro, vaca), aves, cereais de grão inteiro, nozes, leguminosas, legumes secos e alimentos animais.

Função: Desempenha papel na condução dos impulsos nervosos e no metabolismo aeróbico.

Vitamina B2

Fontes: No leite de vaca, ovelha e cabra, pelo menos 90% da riboflavina está na forma livre; na maioria das outras fontes, surge ligado a proteínas.

Função: Participa  de reações metabólicas dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas e na produção de energia através da cadeia respiratória.

Vitamina B5

Fontes: É abundante na levedura e nas carnes de órgãos (fígado, rins, coração e cérebro), mas os ovos, leite, vegetais, legumes e cereais de grão inteiro são provavelmente as fontes mais comuns.

Funções: Como um constituinte do coenzima A, tem um papel chave no metabolismo dos hidratos de carbono, proteínas e gorduras e é por isso importante na manutenção e reparação de todas as células e tecidos.

Vitamina C

Fontes: Citrinos, groselhas pretas, pimentão doce, salsa, couve-flor, batatas, batatas doces, brócolis, couves de bruxelas, morangos, goiaba, manga.

Funções: Metabolismo do ácido fólico, função imunitária, função redox/anti-oxidante. Por possuir ação anti-oxidante e estimular a produção de colágeno, vem sendo muito utilizada na composição dos cosméticos.

Fonte: Bayer


Comentários